Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.01 - 2020; 19-36
Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Turismo; Turismo; Destino Turístico; Peças para Divulgação; Brasil
Resumo: As estratégias de marketing buscam estabelecer um imaginário capaz de influenciar consumidores em suas escolhas, materializando o objeto por meio de imagens. Este artigo analisa peças de propagandas produzidas para mercanciar o Brasil como destino turístico. Foram analisadas imagens de vídeos exibidos nos anos de 2014 e 2016, período em que o País sediou eventos de expressão mundial, submetidas à técnica de Análise de Conteúdo, com o objetivo de identificar os aspectos evidenciados nas imagens e sua contribuição na escolha do destino por turistas internacionais. O vídeo, comum aos dois eventos, está no Portal da Copa – http://www.copa2014.gov.br – site oficial do governo para a divulgar a Copa do Mundo FIFA 2014 com acesso de conteúdo aberto ao público. A análise dos dados estatísticos, produzidos pelo Ministério do Turismo, nos anos de 2013 a 2017, referenda a influência das peças para divulgação nas escolhas do Brasil como destino pelos turistas de outros países.