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Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade
 
     Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade
     
     


Autor(es):
Valle, Natália Mira
França, Jefferson
Valduga, Vander


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.03 - 2020; 226-250

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Hospitalidade; Comensalidade; Café; Cafeterias; Estudo Bibliométrico


Resumo: As casas de café do século XV estavam intrinsecamente conectadas ao contexto social e político e, foram precursoras das cafeterias como se conhece atualmente. Esses espaços, além de atrativos turísticos, sempre exerceram importantes funções sociais e relações com a comensalidade, cujo conceito pode ser compreendido à luz da hospitalidade. Por meio de pesquisa preliminar, verificou-se que, praticamente, inexistem estudos que relacionem diretamente cafeterias ao conceito da hospitalidade. Desse modo, o estudo partiu da seguinte questão: que relações é possível estabelecer entre o ambiente de cafeterias e a hospitalidade pela perspectiva metodológica de revisão bibliográfica? O objetivo geral do estudo, portanto, é analisar relações da hospitalidade nas cafeterias, por meio de um estudo bibliométrico. A pesquisa se caracteriza, como exploratória de viés bibliométrico. Foi possível caracterizar cinco categorias apresentadas pelas cafeterias que se relacionam aos conceitos da hospitalidade, que versaram sobre o bem estar, o ambiente, a experiencia sensorial, a marca e a interação social. Desse modo, o estudo discorreu sobre as principais questões presentes na literatura relacionada ao ambiente das cafeterias e compreender como a hospitalidade torna-se um importante fator que envolve o bem receber, o consumo do produto e a motivação que leva os sujeitos aos ambientes das cafeterias.