Resumo: O presente artigo, de teor ensaístico, considera a importância da proposição de estudos científicos tendo por objeto relações de acolhimento de intercambistas acadêmicos estrangeiros, para cuja argumentação convergem o contexto histórico das mobilidades internacionais e interações humano-sociais entre acolhedor e acolhido aí implicadas. Assim, no percurso reflexivo, Internacionalização, Intercâmbio acadêmico e relações de acolhimento nas dimensões singular e coletiva instituem-se como tópicos textuais centrais, o último assumindo o caráter de foco analítico dos dois outros e encerrando a relevância que a ele é conferida ao ser abordada essa temática. Tem-se aí o suposto de que as concepções teóricas constitutivas dos marcos conceituais de hospitalidade/acolhimento evocadas, pelas quais se pauta a racionalidade tecida no desenvolvimento dos processos analítico-descritivos, permitem que se as tomem como um referente de sustentação à proposição de que a forma como se efetiva a dialética de demandas e disposições de sujeitos em relação na sociodinâmica do acolhimento, repercute na significação dada à experiência de intercâmbio, na consecução de expectativas e nas marcas mnêmicas impressas durante a estada do estudante e após seu retorno – o que abre espaço a diferentes e oportunos projetos investigativos.