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Corpos autorizados: comunicação, poder e turismo
 
     Corpos autorizados: comunicação, poder e turismo
     Authorized bodies: communication, power and tourism
     


Autor(es):
Siqueira, Euler David
Siqueira, Denise Costa Oliveira


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Ano V, Número 1 - Junho 2008; 97-116

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Hospitalidade;; Comunicação; Corpo; Representações; Turismo;


Resumo: Meios de comunicação, os cartões-postais do Rio de Janeiro durante décadas mostraram corpos femininos de biquíni nas praias da cidade. Em 2005, foi aprovado um projeto de lei que regulamenta a exposição e comercialização de postais com imagens de mulheres, com intuito de inibir o turismo sexual. O ato de proibir e controlar tais imagens levou a esta discussão sobre as múltiplas e complexas relações entre comunicação, turismo e Estado. Neste trabalho, temos como objetivo refletir sobre como o Estado busca exercer o controle sobre a mídia cartão-postal. Para tal, recorremos à abordagem de Foucault acerca dos corpos dóceis e a de antropólogos sobre o corpo no universo da cultura — referencial que fundamentou a análise do ato do Estado em sua relação com a mídia e o corpo.