Publicações de Turismo
Nova busca:        


Responsabilidade Social Empresarial uma forma de praticar Hospitalidade Comercial
 
     Responsabilidade Social Empresarial uma forma de praticar Hospitalidade Comercial
     
     


Autor(es):
de Souza, Claudio Alexandre


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Volume VII, Número 1 - Junho 2010; 65-78

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo;; Hospitalidade; Hospedagem;


Resumo: RESUMOEste trabalho tem o propósito de buscar um maior entendimento sobre a relação entre a prática de ações de responsabilidade social empresarial e conseqüências para uma prática de ações hospitaleiras na dimensão comercial. A metodologia utilizada para realização deste estudo e resultado de pesquisa bibliográfica e documental referente a responsabilidade social empresarial e hospitalidade comercial, visando identificar correlação entre os conceitos pesquisados. Discutiram-se as relações que ocorrem entre os stakeholders como: funcionários, comunidade, acionistas, fornecedores, concorrentes e o meio ambiente e que resultam de ações sociais entre as partes. Constatou-se que, efetivamente, há forte correlação na fundamentação para prática de ações de responsabilidade social empresarial, refletindo-se como práticas de hospitalidade no domínio comercial. A partir da análise observou-se que, efetivamente, as ações socialmente responsáveis praticadas influenciam todas as partes envolvidas de forma solidária na relação, proporcionando a elas um ambiente e condições propícias à prática da hospitalidade em organização comercial.Palavras-Chaves: Responsabilidade Social Empresarial; Hospitalidade Comercial.