Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.01 - 2020; 140-153
Palavras-chave:
Gestão das Empresas de Turismo; Patrimônio Cultural; Patrimônio cultural; Hotel Design; Atração (Marketing).
Resumo: Um patrimônio cultural tem a capacidade de criar valor a arquitetura ou design de um local, podendo atraindo pessoas e gerar turismo. Este estudo, de abordagem qualitativa com caráter exploratório, teve como principal objetivo identificar como a apropriação de um Patrimônio cultural influencia na percepção dos hóspedes de uma rede hoteleira. A coleta de dados foi realizada por um levantamento online do Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU), na agência de viagens Booking.com. Ao todo, foram analisados 816 comentários de dois hotéis design da mesma rede localizados em cidades distintas. Verificou-se, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, todas as três categorias das dimensões de design propostos por Homburg et al. (2015), sendo elas: Design Simbólico, Design Estético e Design Funcional. Em todas as categorias o hotel que se apropriou ao patrimônio cultural imaterial obteve melhores resultados, principalmente nas categorias de Design Simbólico, destacando-se a temática, e na categoria Design Estético, destacando a decoração. Assim, os resultados ressaltam significações positivas em relação ao apelo emocional e maior atração dos hospedes indicado pela apropriação de um Patrimônio Cultural para a ambientação e design do hotel.