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Turismo e Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brasil - Tourism and Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brazil
 
     Turismo e Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brasil - Tourism and Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brazil
     
     


Autor(es):
Berselli, Cristiane
da Silva Anãnã, Edar


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 9, n. 1 (2017): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo. Marketing. Imagem. Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Canguçu, RS, Brasil.


Resumo:  RESUMOEste artigo propõe reflexões sobre o desenvolvimento regional do turismo, a partir do estudo de caso realizado no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, baseando-se em conceitos de marketing. Utilizam-se conceitos de marketing de lugares (Bautzer, 2010), marketing de experiência (Bautzer, 2010), construção de marca (Chernatony, 2005), marca de lugar (Kotler et al., 2005) ou destination branding (Baker, 2007), para a criação de diferenciais competitivos. Também a proposta do Ministério do Turismo, no Programa de Regionalização do Turismo, contribui para pensar-se em ações para territórios que agreguem originalidade e competitividade aos atrativos. A análise das entrevistas em profundidade com os gestores públicos municipais, envolvidos com o Parque, informou sobre a identidade pretendida para aquele destino. Pode-se concluir que o Parque, construído pelo poder público para fins turísticos, vem se caracterizando como santuário pela comunidade católica. Demonstra ser o Parque um espaço diferenciado na região, sua identidade remetendo a história, memória e a valores da comunidade.PALAVRAS-CHAVE Turismo. Marketing. Imagem. Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Canguçu, RS, Brasil.ABSTRACTThis article reflects about Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, through marketing concepts as 'marketing places' (Bautzer, 2010),'marketing experience' (Bautzer, 2010),'building brand' (Chernatony, 2005), 'place brand' (Kotler et al., 2005) or 'destination branding' (Baker, 2007), to creates differentials and competitiveness. The Tourism Regionalization proposed by the Ministry of Tourism empathizes how to add actions to criate originality and competitiveness to tourist attractions. Result was produced through interviews with public managers involved with the park, to shared information about tourism destination identity. It’s concludes that park was designed by the public administration to be used by tourism but it has been characterized as a sanctuary by the Catholic community. The park proves to be a unique space in the region, and an identity that submitting to history, memory, affective and emotional values of the community.KEY-WORDSTourism. Marketing. Image. Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Canguçu, RS, Brazil.AUTORESCristiane Berselli – Especialista. Funcionária da Prefeitura Municipal de Canguçu,  Canguçu, RS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/6612533403164402 E-mail: cristiane.berselli@gmail.comEdar da Silva Anãnã – Doutor. Professor da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Administração, Fundação Universidade de Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4561669815330999. E-mail: edaranana@gmail.com  REFERENCIAS Andrade, J.V. de. (2002) Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática.Baker, B. (2007). Destinatio bramding for small cities: The Essentials for successful place branding. Creative Leap Books.Barretto, M. (2008). Manual de iniciação ao estudo do turismo. Campinas, SP: Papirus.Bautzer, D. (2010). Marketing de cidades: construção de identidade, imagem e futuro. São Paulo: Atlas.Bignami, R. (2001). A imagem do Brasil no turismo: construção, desafios e vantagem competitiva. São Paulo: Aleph.Brasil. Ministério do Turismo. (2007). Plano Nacional do Turismo. Brasil. Ministério do Turismo. (2007). Regionalização do Turismo. Chernatony, L. de. (2005). Construção de marca. p.263-279. In: Baker, M. J. Administração de marketing. São Paulo: Campus.IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2011). IBGE cidades@.Kotler, P., Gertner, D., Rein, I. & Haider, D. (2005). Marketing de lugares: Como conquistar crescimento a longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Pearson.Malhotra, N. K. (2006). Pesquisa de marketing, uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.Pimentel, E. & Vieira, A. (2006) Imagem da marca de um destino turístico. Turismo: Visão e Ação, 8(2), 283-299.Robertson, M. H. (2001) Entrevista ao Diário Catarinense. In: Bignami, R. A imagem do Brasil no turismo: construção, desafios e vantagem competitiva. São Paulo: Aleph.Yin, R. K. (2005) Estudo de caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman. Recebido: 21 AGO 2016Avaliação: SET-OUTAprovação: 22 DEZ 2016