Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Ludicidade Assentida — Algumas Reflexões Sobre a Importância do Brinco, Logo Existo na Vida Escolar
 
     A Ludicidade Assentida — Algumas Reflexões Sobre a Importância do Brinco, Logo Existo na Vida Escolar
     
     


Autor(es):
Gomes, Cleomar Ferreira


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-11

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas. Educação. Turismo; Ludicidade. Desenvolvimento Humano. Escolarização


Resumo: O texto que ora se apresenta, se orienta pelas lentes da ludicidade na tentativa de enxergá-la como um fenômeno da corporeidade, como acentua o etologista austríaco Konrad Lorenz, ou como uma linguagem cada vez mais presente nos espaços de produção dos serviços, das informações, e das comunicações, como faz a publicidade. Em todos os estágios de desenvolvimento humano ao longo de sua história, e mais fortemente nos espaços de escolarização de crianças pequenas, a ludicidade, pela via de jogos e brincadeiras tem sempre um lugar de destaque. A opção de privilegiaros eventos corporais lúdicos, assinala as marcasqueo corpoexperimenta, endereçadas ao ensino dessas linguagens que se traduzam num design demovimentos,coreografias, musicalização e modelagens corporais, que por tradição se constituiu um estorvo ao trabalho “excessivamente” intelectivo da escola. Os dados desse ensaio revelam-nos uma ludicidade interpretada, assentida e administrada como arrimo aos ritos do trabalho escolar que mais frequentemente as instituição de ensino tentam se impregnar.