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“ALÔ, É DO COPA”? O TELEFONE E A HISTÓRIA DA HOTELARIA CARIOCA
 
     “ALÔ, É DO COPA”? O TELEFONE E A HISTÓRIA DA HOTELARIA CARIOCA
     
     


Autor(es):
SILVA, Mariana de Sousa Barbosa da
SPOLON, Ana Paula Garcia


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2017): Revista Hospitalidade; 01-26

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Hotelaria; História da hotelaria; Hotelaria de luxo; Telefonia; Serviços hoteleiros; Copacabana Palace.


Resumo: O presente estudo dedica-se ao registro da história da hotelaria, em específico da hotelaria de luxo do Rio de Janeiro, a partir da perspectiva da história social. Para tanto, adota como objeto empírico o departamento de telefonia em um dos mais importantes hotéis de luxo da capital fluminense, registrando a forma, função e estrutura do departamento e sua evolução desde o início do século XX, quando a hotelaria carioca se modernizou, até o início do século XXI, quando, com o desenvolvimento da tecnologia da comunicação, passou-se a registrar profundas alterações nos processos que envolvem o atendimento telefônico, na hotelaria. O estudo destaca ainda as novas características dos departamentos de atendimento remoto na hotelaria de luxo carioca. Partindo de um levantamento sobre a história da hotelaria do Rio de Janeiro e do próprio telefone, o estudo realiza também um registro sobre o desenvolvimento hoteleiro de luxo na cidade e mostra que o Belmond Copacabana Palace, em seus mais de 90 anos de existência, foi capaz de manter-se atualizado e de constituir um sistema extremamente eficaz para atendimento remoto, que está baseado na inovação, mas não desconsidera características tradicionais dos departamentos de telefonia de antigamente, o que garante qualidade e personalização no serviço prestado aos clientes internos e externos.