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Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
 
     Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)
     
     


Autor(es):
Frossard, Miriane Sigiliano
Fraga, Carla


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET, V.8, N.2, Maio/Ago., 2018 - Edição Regular, pp.1 -102; 43-55

Palavras-chave:
Consumo; Publicidade; Turismo; Ferrovia; 6.13.00.00-4 Turismo


Resumo: O objetivo deste estudo é analisar, exploratoriamente, os sentidos e significados relacionados ao turismo presentes nos anúncios publicitários (cartazes) das ferrovias no Reino Unido a fim de apreender as representações a respeito do turismo e do transporte ferroviário em seu contexto sociocultural e histórico. Para isso, tomou-se da semiótica de Roland Barthes como método de análise de um conjunto de seis cartazes ferroviários produzidos e veiculados no Reino Unido no período de 1890 e 1970, tendo como base a teoria da transferência de significados apresentada por McCracken. O estudo evidenciou a forte relação histórica entre o desenvolvimento do transporte ferroviário e a evolução do turismo, estando a ferrovia atrelada não apenas a serviços como hospedagem e agenciamento, mas também como promotores de destinações turísticas e de seus significados simbólicos. Também se observou que, apesar de geralmente explorar atrativos e destinos, em alguns momentos, significados utilitários próprios dos meios de transporte foram ressaltados, como pontualidade e rapidez.