Fonte: Revista Hospitalidade; Volume VIII, Número 1 - Junho 2011; 109-130
Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Hospitalidade; Programas de Gastronomia; Televisão; Comunicação.
Resumo: Os programas de gastronomia na televisão tem aumentado com o desenvolvimento e inovação das tecnologias voltadas para os meios de comunicação e neste caso, com destaque para a mídia televisiva. A proposta deste estudo é pesquisar a contribuição dos programas de gastronomia na possível transformação do saber e da prática do telespectador. Participaram da pesquisa 50 sócios de um clube do bairro Morumbi (Telespectador 1) e 50 funcionárias do centro comunitário de trabalho do bairro Paraisópolis (Telespectador 2). Dezessete chefs de cozinha também participaram. A maioria dos chefs (64,7%) considera que acontece mudanças nos hábitos de consumo de alimentos do seu público alvo. Sobre hospitalidade, a concentração no resultado obtido de T1 (54%), T2 (52%) e dos chefs (65%) foi para o item “o programa procura falar claro sobre o assunto proposto, seja nas receitas ou na mensagem de culinária/gastronomia mostrando na prática aquilo que está falando”. A análise dos resultados destaca a hospitalidade na interação desejada entre os telespectadores dos programas de gastronomia e os chefs apresentadores.