Publicações de Turismo
Nova busca:        


CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
 
     CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
     
     


Autor(es):
Costa, Laura Maria Aguiar
Vasconcelos, Ernanda Gabrielly da Silva
Maia, Mayara Raquel de Assis
Palmeira, Pollyana Soares Alves
Leite, José Carlos de Lacerda


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; 2018. V.15 n2; 84-102

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Comportamento do consumidor; Consumo Conspícuo; LGBT.; Consumo Conspícuo; Consumidor LGBT; Fidelização do cliente; Setor de turismo brasileiro.


Resumo: Em um mercado cada vez mais competitivo, além de valorizar a satisfação do cliente, deve-se investir em sua fidelização. Os profissionais de mercado precisam posicionar seus objetivos e estratégias empresariais visando encantar o consumidor, sobretudo o LGBT, em suas necessidades e desejos próprios. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a fidelização dos consumidores LGBT face à Teoria do Consumo Conspícuo, destacando o setor de turismo brasileiro, respaldando-se no modelo de Hyun e Han (2015). Para tanto, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey, utilizando questionário direcionado ao público LGBT em todo o Brasil, obtendo-se a amostra de 101 respondentes, dentre 21 estados brasileiros. Pôde-se observar que a fidelização do consumidor LGBT em determinada marca de turismo e, por consequência, sua propensão a pagar um preço maior está relacionado, principalmente, a fatores conspícuos como o status que as viagens proporcionarão à percepção de outros consumidores, uma vez que traz visibilidade ao viajante, e ao sentimento de bem-estar e realização por estar usufruindo desses serviços.