Publicações de Turismo
Nova busca:        


É possível que um hotel de luxo tenha competitividade, sem um spa? Opiniões de gerentes de hotéis de luxo de Londres
 
     É possível que um hotel de luxo tenha competitividade, sem um spa? Opiniões de gerentes de hotéis de luxo de Londres
     
     


Autor(es):
Heyes, Andy
Beard, Colin
Gehrels, Sjoerd


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Volume XII, número especial - Maio 2015; 262 - 275

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo;; Spas Hoteleiros; Satisfação do Cliente; Expectativas sobre Spas; Centros de Bem Estar.


Resumo: O desenvolvimento das facilidades relacionadas ao bem estar no segmento de hotéis de luxo, em todo o mundo, tem sido evidente, com muitos profissionais apostando que os spas sejam um dos equipamentos obrigatórios nos hotéis de luxo. Este artigo foi escrito com o objetivo de fornecer informações mais consistentes a hoteleiros que estejam interessados em abrir um hotel de luxo na cidade de Londres, para ampliar o conhecimento sobre spas e para estimular pesquisas futuras sobre o assunto. A literatura mostrou que os profissionais hoteleiros não têm uma visão realista sobre o assunto. As estatísticas são muito genéricas e costumam dedicar-se mais atentamente a outros mercados e não diretamente aos hotéis localizados na cidade de Londres. O artigo foi escrito a partir de entrevistas realizadas com cinco gestores dos mais conhecidos hotéis de luxo de Londres. Nessas entrevistas, foram colhidas as opiniões dos gestores sobre a importância do spa para o hotel, o objetivo geral de mantê-los em operação, opiniões sobre a gestão dos espaços e o benefício geral que a facilidade traz para o hotel, em termos econômicos. Os resultados expõem algumas questões positivas e outras negativas relacionadas aos spas em operação nos hotéis de luxo de Londres. Mostraram haver ambiguidade entre os entrevistados, no que diz respeito à própria definição de um spa hoteleiro e sobre os serviços que ele deve oferecer. As conclusões foram que um hotel de luxo estará em grande desvantagem se não dispuser de facilidades relacionadas ao bem estar. No entanto, não há uma definição clara sobre quais devem ser essas facilidades. É necessário que haja mais pesquisas que considerem o ponto de vista do consumidor, a fim de que se possa definir o valor de um spa, no contexto hoteleiro. Seria um benefício tanto para os hotéis quanto para os seus hóspedes, se houvesse mais entendimento sobre o que realmente se espera de uma experiência em um spa.