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QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL NA ORLA DE CABO BRANCO - JOÃO PESSOA – PB
 
     QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL NA ORLA DE CABO BRANCO - JOÃO PESSOA – PB
     
     


Autor(es):
Menezes, Paula Dutra Leão de
Mello, Ana Maria Nery Soares de
Felisberto, Hanna Melissa Pereira
Nogueira, Niedja Glória


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.16 n.03 - 2019; 3-18

Palavras-chave:
Turismo; Hotelaria; Qualidade de Vida no Trabalho; Hotel; Gestores; Satisfação; João Pessoa.


Resumo: A insatisfação e a desmotivação são problemas que afetam trabalhadores independentemente de sua posição na empresa hoteleira. Para lidar com esses problemas torna-se necessário encontrar elementos intrínsecos e extrínsecos ao ambiente de trabalho que afetam diretamente o trabalhador. Para tanto, é fundamental encontrar a origem da insatisfação e medi-la, para que o gestor tome as medidas acertadamente. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos gestores em relação a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).  Este estudo de caso caracteriza-se por ser do tipo exploratório e qualitativo. O instrumento de coletas de dados foi um questionário fechado. A maioria dos aspectos avaliados apresentaram satisfação dos gestores. Entretanto, no aspecto satisfação sociológico/relacional sobre o quesito liberdade de expressão sem ser prejudicado quando expressa suas opiniões revelou-se insatisfatório, por sua vez, 75% dos gestores entrevistados sentem satisfação em se expressar. Sobre a satisfação psicológica/comportamental, o desenvolvimento pessoal e profissional também revela que os gestores estão insatisfeitos com o incentivo da empresa em termos de oferta de atividades e cursos relacionados a seu trabalho. Por último, registra-se a importância de observar a satisfação e motivação dos gestores considerando que são os líderes da equipe e consequentemente os motivadores dessas.