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Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo
 
     Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo
     
     


Autor(es):
De Carli, Iraci Cristina da Silveira
Gastal, Susana de Araújo
Gomes, Micael Nozari


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-17

Palavras-chave:
Turismo; Tecnologia, Jogos Digitais; Turismo; Jogos Digitais; Gamificação; Realidade Aumentada; Georreferenciamento; Pokémon Go


Resumo: Sucesso no cinema, o Pokémon toma outras proporções no jogo, ao fazer do jogador um partícipe e personagem principal. O Pokémon Go tem como objetivo capturar criaturas virtuais em locais da realidade concreta, espalhadas em pontos estratégicos das cidades. Este artigo propõe uma análise do Pokémon Go, destacando os princípios da Realidade Aumentada, Georeferenciamento, Jogos e Gamificação, assim como possíveis diálogos com o turismo. Trata-se de uma pesquisa de viés qualitativo e exploratório, baseada em revisão bibliográfica considerando os termos Realidade Aumentada, Georreferenciamento, Jogos e Gamificação. Os resultados parecem indicar, ao buscar-se resgatar outros jogos, agora direcionados ao turismo, uma presença ainda tímida, em que pese a importância e possibilidades dos Jogos Digitais e da Realidade Aumentada para divulgação de produtos e na ampliação e qualificação da experiência turística.