Publicações de Turismo
Nova busca:        


Hospitalidade no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo
 
     Hospitalidade no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo
     
     


Autor(es):
Faria, Izabel Cristina Sabatier de
Torres, Ricardo de Gil


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Volume XII, número especial - Maio 2015; 298 - 323

Palavras-chave:
Este artigo tem por objetivo investigar as relações entre vendedora e consumidora no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo, buscando entender estratégias adotadas no segmento, motivadas pela hospitalidade. Pressupõe-se que, nesse ramo do varejo,; Hospitalidade. Varejo de Moda. Vendedor. Consumidor. Encenação.


Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar as relações entre vendedora e consumidora no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo, buscando entender estratégias adotadas no segmento, motivadas pela hospitalidade. Pressupõe-se que, nesse ramo do varejo, as pessoas encenam papéis conforme os diversos padrões de comportamento estabelecidos e que as ações de hospitalidade extrapolam o que já é estabelecido nas relações de compra e venda. No decorrer dos encontros, vínculos significativos são criados, denotando a presença das diferentes motivações que envolvem a atividade da hospitalidade. O presente texto fez uso de abordagem qualitativa em entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, aplicado junto a representantes dos principais envolvidos no ato de compra e venda. Para o tratamento e análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foi identificada a encenação da hospitalidade – entre consumidores, vendedores, gerentes e proprietários – cada um com suas motivações inerentes, em ocasiões em que a consideração pelo outro, o desejo de agradar, a preocupação, a compaixão, a amizade e o gosto por ver as pessoas felizes são elementos considerados significativos.