Publicações de Turismo
Nova busca:        


Criatividade ou Inovação? Espaço e Cultura do Gênio Gaúcho
 
     Criatividade ou Inovação? Espaço e Cultura do Gênio Gaúcho
     
     


Autor(es):
Yazigi, Eduardo Abdo


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 6, n. 3 (2014): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Cieências Sociais Aplicadas. Turismo; Criatividade. Creativity. Inovação. Innovation. Identidade Regional. Regional Identity. ‘Gauchice’.


Resumo: O presente artigo diferencia criatividade de inovação: enquanto o primeiro conceito sempre pratica um bom grau de ruptura com ideias, métodos e uma infinidade de outras coisas, a inovação prima pela cópia de algo já elaborado: uma fórmula, um formato, um sistema qualquer, em geral copiado de outro lugar para outro contexto: ela nunca é de fato original. Criatividade é para poucos, inovação para o resto. Aqui advogo uma ideia que seria o detalhamento da criatividade: o modo de buscar a perfeição. É muito fácil inovar, mas efêmera sua duração - até chegar uma nova vaga. No entanto, a perfeição seduz, cativa. Qual seria melhor: andar cada dia num novo tipo de ônibus ou encontrar aquele que sempre responde às minhas reais necessidades – ou no caso do turismo, aquele que me conduz ao mais profundo de uma identidade?   Creativity or Innovation?  Space and Culture of the Gaucho’s Genius - This article distinguish creativity from innovation: while the first concept always represents a certain degree of rupture with ideas, methods and an infinity of other things, innovation insists on copies from something elaborated before: a formula, one dress style, any system never original. Creativity is for few, innovation to the rest. Here I claim for a new idea that is the detailing of creativity: I mean, the way that we complete perfection. It is very easy to renewal, as ephemeron is its duration - until a new vague arrives. Meanwhile, the perfection seduce, captive. What is better: to take every day a new model of bus or to find that one that complete my real needs – in the case of tourism, that one that brings me to the deepest sense of identity?