Publicações de Turismo
Nova busca:        


Hospitalidade: trocas humanas versus trocas mercadológicas
 
     Hospitalidade: trocas humanas versus trocas mercadológicas
     Hospitality: human exchanges x marketing exchanges
     


Autor(es):
Plentz, Renata Soares


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Ano II, Número 2 – 2º semestre 2005; 47-68

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Hospitalidade;; hospitalidade; trocas; turismo;


Resumo: A hospitalidade é um fenômeno complexo e interdisciplinar, que ora é abrangido pelo Turismo ora é maior a sua abrangência, o que acaba ultrapassando as fronteiras do tipo de entendimento que a reduz a um sinônimo de hotelaria ou qualidade e atendimento com presteza. O presente artigo pretende analisar uma parte das questões sobre a hospitalidade. O início do estudo da teoria sobre hospitalidade se dá em duas correntes: as trocas humanas nas comunidades arcaicas e as trocas mercadológicas nas sociedades capitalistas, em que a troca passou de um valor cultural e ritualístico para um valor comercial, de trocas de mercado.