Publicações de Turismo
Nova busca:        


Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes
 
     Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes
     
     


Autor(es):
Suzuki, Graziela Da Silva
Burkowski, Rodrigo
Mesquita, José Marcos Carvalho


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 2 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hopitalidade

Palavras-chave:
Marketing;Gastronomia;Turismo;


Resumo: Os eventos são considerados como estratégias de comunicação no composto de marketing. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo identificar o Retorno Sobre Investimento (ROI) da participação no festival gastronômico “Comida di Buteco”. Para tanto, utilizam-se teorias do marketing de relacionamento, da comunicação, da retenção e uma adaptação das categorias propostas pela metodologia ROI, de Phillips. Foram realizadas 12 entrevistas com os gestores e proprietários de bares participantes do festival. A técnica de análise dos dados foi a do discurso do sujeito coletivo (DSC). Palavras-chave: Gastronomia. Evento Gastronômico. Marketing de relacionamento. Festival Comida di Buteco. Belo Horizonte, MG. Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Festival ‘Comida Di Buteco’ - Events are considered as communication strategies in the marketing mix. Thus, this study aims to identify the Return on Investment (ROI) participation in the gastronomic festival ‘Comida de Buteco [Food di Buteco]. The methodology uses theories of relationship marketing, communication, retention and the adaptation of the categories proposed by the Phillips ROI methodology. 12 interviews with managers and owners of bars were made. Data analysis technique was that of the CSD. Keywords: Gastronomy. Gastronomic Event. Relationship marketing. Food Festival. Belo Horizonte, MG, Brazil.