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O Papel da T.I na Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso na Agência Clube Turismo em Natal/RN
 
     O Papel da T.I na Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso na Agência Clube Turismo em Natal/RN
     The Role of I.T In the Context of Knowledge Spiral: Case Study of A Travel Agency in Natal - RN
     


Autor(es):
Smilay, Danielle de Almeida Rodrigues
Barreto, Leilianne Michelle Trindade
Lima, Catiane Lopes


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 5, n. 2 (2016): Maio - Agosto; 76-85

Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento. Espiral do Conhecimento. Tecnologia da Informação.; Turismo; Gestão de Pessoas


Resumo: A Gestão do Conhecimento atrelada as Tecnologias da Informação no mercado atual cada vez mais disputado e exigente podem representar sinônimos de vantagem competitiva, mas para tal é necessário que a gestão estratégica de pessoas atue nos processos de participação dos colaboradores. Partindo da ideia de que o conhecimento surge dos indivíduos inicialmente, o objetivo dessa pesquisa é analisar como acontecem as conversões de conhecimento dentro de uma organização de serviços turísticos por meio das tecnologias da informação, utilizando-se como base o modelo da Espiral do Conhecimento de Takeuchi e Nonaka. Aplicou-se um questionário junto aos colaboradores de uma franquia da empresa Clube Turismo em Natal/RN, com questões moldadas aos processos conceituais da Espiral do Conhecimento. Como resultado foi constatada a participação de ferramentas de T.I. nos processos de conversão de Socialização e Internalização de maneira mais acentuada que nos processos de Combinação e Externalização, mas que ainda há um molde voltado às ferramentas tradicionais de comunicação.