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Marketing Esportivo em um Grupo Fabricante de Componentes Elétricos
 
     Marketing Esportivo em um Grupo Fabricante de Componentes Elétricos
     
     


Autor(es):
Ferreira, Rafael Martins
Medeiros, Mirna de Lima


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 4, n. 1 (2015): Janeiro - Abril; 108-122

Palavras-chave:
Marketing Esportivo; Patrocínio; Marca; Intelli.; Marketing Esportivo


Resumo: O Marketing Esportivo tem se tornado um importante campo de estudos e investimentos dentro do Marketing. No Brasil o tema ganha força devido ao fato do país ter sediado a Copa do Mundo de 2014, e estar se preparando para as Olimpíadas de 2016. Em geral, o marketing esportivo tem se inserido dentro de empresas como parte da estratégia para consolidação de uma marca. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo analisar o Marketing Esportivo enquanto estratégia empresarial, verificando as percepções dos consumidores e dos gestores de uma empresa que utiliza tal ferramenta (Grupo Intelli). Pressupõe-se que este poderia auxiliar na consolidação de uma marca empresarial. Trata-se de uma pesquisa exploratória, fundamentada em uma revisão bibliográfica e estudo de caso único.  Nesse foi aplicado um questionário alocado no googledocs e difundido por meio do facebook. Qualquer pessoa que tivesse acesso ao link poderia responder, assim teve-se uma amostra não probabilística, decorrente dos compartilhamentos realizados pelos autores da pesquisa e de seus contatos. Foram obtidas 126 respostas válidas. Os resultados obtidos, juntamente ao referencial teórico, apontam que o marketing esportivo pode ser considerado uma estratégia interessante para a consolidação de uma marca empresarial, uma vez que proporciona a veiculação da imagem da empresa em um momento de descontração do público.