Publicações de Turismo
Nova busca:        


A influência do fator preço e eficácia das táticas promocionais no setor hoteleiro
 
     A influência do fator preço e eficácia das táticas promocionais no setor hoteleiro
     The influence of the price factor and the effectiveness of the price promotional tactics in the hotel sector
     La influencia del factor precio y la eficacia de las tácticas promocionales en el sector hotelero


Autor(es):
Sá, Cátia
Azevedo, António


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 9, n. 4 (2020): Edição Especial; 46-69

Palavras-chave:
Turismo; Indústria hoteleira; Estratégias de preço; Táticas promocionais; Turismo; Gestão Hoteleira


Resumo: O objetivo principal deste estudo é analisar a importância do fator preço e avaliar a eficácia das táticas promocionais no setor hoteleiro. Nesse sentido foi desenvolvido um questionário divulgado online, com o intuito de identificar qual o motivo e o número de dormidas por ano em hotéis, bem como a preferência da reserva (internet versus agência de viagens), das ofertas e das promoções existentes nos hotéis, para além de analisar quanto é que os consumidores estavam dispostos a pagar por um hotel low-cost e por um hotel de luxo, traçando uma perspetiva geral do perfil do turista. A amostra contou com um total de 323 indivíduos. Os resultados do estudo permitem concluir que os atributos referentes às duas categorias de hotéis e os critérios de escolha, bem como a intenção de compra têm importância significativa tanto no montante a pagar como na preferência/satisfação do consumidor.