Publicações de Turismo
Nova busca:        


Revenue Management e Yield Management: precificação diferencial no turismo e desafios da percepção de justiça
 
     Revenue Management e Yield Management: precificação diferencial no turismo e desafios da percepção de justiça
     Revenue Management and Yield management: differential pricing in tourism and challenges of price fairness perception
     


Autor(es):
Santos, Flavio Andrew do Nascimento
Nunes, Marcelo de Oliveira
Mayer, Verônica Feder


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 9, n. 1 (2020): jan./abr.; 141-153

Palavras-chave:
Marketing turístico; Precificação diferencial; Percepção de justiça em preços; Revenue Management; Yield Management; Marketing Turístico; Comportamento do consumidor no turismo; Percepção de Justiça em preços no turismo


Resumo: Objetivo do estudo: O objetivo do presente trabalho é traçar um histórico e um panorama dos métodos de precificação diferencial usados em negócios do turismo, refletindo sobre a percepção de injustiça desses métodos por parte dos consumidores.Metodologia/abordagem: Levantamento sistemático da literatura sobre precificação diferencial no turismo e percepção de justiça em preços.Originalidade/Relevância: Apesar da relevância e atualidade dos preços diferenciais e percepção de justiça no turismo e na economia comportamental, poucas pesquisas se dedicaram a estudar o assunto do ponto de vista do consumidor em comparação com a grande quantidade de pesquisas em estratégia de preços com base na abordagem gerencial, sobretudo no Brasil.Principais resultados: Os resultados do levantamento bibliográfico indicam existir uma possível tensão entre os argumentos econômicos das empresas para adoção de métodos de precificação diferenciais - como Yield Management e Revenue Management - e as reações potenciais dos consumidores a tais preços, o que torna a percepção de justiça um tema bastante relevante a ser considerado em pesquisas e nas práticas do setor.Contribuições teóricas/metodológicas: O levantamento sistemático da precificação diferencial no turismo contribui para um panorama atual sobre o tema, assim como para identificação de gaps e possibilidades para pesquisas futuras.Contribuições sociais / para a gestão: É recomendado que gerentes do turismo estejam atentos e incluam em seus metodos de precificação a visão do turista tanto para o preço final, quanto para os procedimentos e as políticas de se chegar a esse preço, visto que nem sempre os métodos e preços diferenciais podem ser considerados justos.