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A influência do valor percebido no constructo 'boca a boca' em academias esportivas
 
     A influência do valor percebido no constructo 'boca a boca' em academias esportivas
     The influence of perceived value on the construct 'word of mouth' in fitness center
     La influencia del valor percibido en el 'boca a boca' en las academias deportivas


Autor(es):
Natus, Stefani Tainá
Curth, Marcelo
Kerber, Luis Eurico
Gonçalves, Manuela Albornoz


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 139-159

Palavras-chave:
Boca a boca; Valor percebido; Academias esportivas; Comportamento do Consumidor


Resumo: Objetivo: O objetivo deste estudo foi coletar dados sobre a relação de valor percebido no construto boca a boca em uma academia esportiva.Metodologia/Abordagem: Foi realizada uma pesquisa com 123 respondentes. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por meio da qual foi testado o modelo conceitual foi testado.Originalidade/Relevância: Em um ambiente de mercado competitivo, é importante que os clientes estejam satisfeitos com os serviços prestados, pois, além de serem leais a eles, um comportamento boca-a-boca pode ajudar a conquistar novos clientes. Assim, compreender e medir as dimensões do valor percebido é fundamental para desenvolver melhores estratégias de mercado e relacionamento com o cliente.Resultados: Os resultados mostram que as variáveis do valor percebido (emoção, preço, serviço e imagem) influenciam positivamente a intenção de recomendação, destacando a dimensão imagem/reputação da academia.Contribuições teóricas/metodológicas: A análise do construto 'boca a boca' mostrou-se de grande valor para a academia, pois pode avaliar a percepção de seus clientes e a intenção de recomendação em relação aos serviços prestados, melhorando assim a qualidade de suas estratégias. Ao longo da pesquisa, surgiram situações que levam a estudos futuros e mostram o quanto o valor percebido pelo cliente influencia o constructo 'boca a boca'.