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Medidas e escalas de atitude relativa ao patrocínio esportivo
 
     Medidas e escalas de atitude relativa ao patrocínio esportivo
     Measures and scales of attitude relating to sports sponsorship
     Medidas y escalas de actitud relacionadas con el patrocinio deportivo


Autor(es):
Cárdenas, Alfredo Ribeiro
Tezza, Rafael
Cancellier, Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 9, n. 2 (2020): maio/ago.; 263-285

Palavras-chave:
Atitude; Patrocínio Esportivo; Escalas e Medidas.; Gestão do esporte; Patrocínio esportivo; Atitude


Resumo: Objetivo do estudo: o objetivo deste estudo foi investigar medidas e escalas de atitude relativa ao patrocínio esportivo encontradas na literatura internacional.Metodologia/abordagem: trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo. A partir de um levantamento bibliográfico realizado na base Ebsco, com a configuração (attitud*) AND (sport*) AND (sponsor*), e após filtragem, foram analisados na integra dezessete estudos sobre o tema em questão.Originalidade/Relevância: o estudo difere-se de outros principalmente pelo seu foco específico de análise. Destarte, não incide sobre métodos, resultados ou conclusões dos estudos analisado, mas, de outra forma, analisa especificamente as medidas e escalas utilizadas para o alcance dos objetivos das respectivas investigações.Principais resultados: a partir da análise das medidas e escalas foi possível apontar indicadores comumente utilizados para investigar a atitude relativa ao patrocínio esportivo, destacando-se: as intenções de compra dos produtos do patrocinador; a percepção de sinergia entre a atividade patrocinada e o patrocinador; o grau de envolvimento com a atividade patrocinada; intenção de recomendação (boca-a-boca) do patrocinador; e o reconhecimento da marca patrocinadora.Contribuições teóricas/metodológicas: o estudo contribui para o campo do conhecimento ao trazer minucias sobre medidas e escalas de atitude relativa ao patrocínio esportivo e identificar os principais indicadores utilizados.Contribuições sociais / para a gestão: contribui também para a gestão ao possibilitar a visualização de um panorama amplo sobre as diferentes formas de o constructo – atitude em relação ao patrocínio esportivo – ser medido, ampliando assim seu entendimento e, possivelmente, sua utilização.