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Esporte Interativo e o Dilema de Distribuição de Conteúdo: Um Estudo de Caso para Ensino
 
     Esporte Interativo e o Dilema de Distribuição de Conteúdo: Um Estudo de Caso para Ensino
     Esporte Interativo and The Content Distribution Dilemma: A Case Study
     


Autor(es):
Ferreira, Daniela Abrantes
Chimenti, Paula Castro Pires de Souza


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 5, n. 1 (2016): Janeiro - Abril; 94-108

Palavras-chave:
Esporte Interativo; Mídia; Turner; Estratégia; Cenários.


Resumo: Este caso de ensino descreve a trajetória do grupo de mídia brasileiro Esporte Interativo (EI), empresa iniciada por três jovens empreendedores e dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas. O dilema está centrado no CEO e sócio-fundador do grupo, Edgar Diniz, que enfrenta um novo momento na empresa com a venda iminente para a Turner, braço televisivo do grupo americano Time Warner, no final de 2014. O choque de modelos de negócios podem representar desafios para a gestão da empresa, que precisa decidir os rumos estratégicos futuros. As informações utilizadas no caso são reais e foram obtidas através de entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, com o fundador e CEO da empresa, o outro fundador e Vice Presidente de Mídias Digitais e o Vice Presidente de Desenvolvimento de Negócios, além de investigação documental e revisão bibliográfica. Sugere-se que o caso seja utilizado para alunos de pós graduação, em disciplinas de Estratégia Empresarial, com os seguintes objetivos educacionais: a) Análise de ecossistemas de negócios e reconfiguração de indústrias a partir das mudanças geradas pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação; b) Compreensão das questões estratégicas relacionadas à gestão de plataformas e das dinâmicas “winner-takes-all”, onde as recompensas por se alcançar a liderança são desproporcionais à vantagem que se possui sobre quem não a alcança, típicas de mercados em rede; c) Discussão dos tipos de inovação (incremental e disruptiva) e suas consequências para novos entrantes e incumbentes; d) Planejamento com Cenários.