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Estrada Turística Itiquira: Uma Viagem Através da Perspectiva do Marketing Estratégico / Itiquira Tourist Road: A Trip through the Perspective of Strategic Marketing
 
     Estrada Turística Itiquira: Uma Viagem Através da Perspectiva do Marketing Estratégico / Itiquira Tourist Road: A Trip through the Perspective of Strategic Marketing
     
     


Autor(es):
Silva, Elisangela Aparecida Machado da


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 4 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/ Turismo; Exatas/ Engenharia I/Transportes; Turismo. Marketing Estratégico. Estrada Turística. Estrada GO-116. Formosa, Goiás, Brasil. Tourism. Strategic Marketing. Tourist Road. Road GO-116. Formosa, Goiás, Brazil.


Resumo: RESUMONesse artigo, propôs-se identificar oportunidades para a dinamização da atividade turística na estrada GO-116, localizada no município de Formosa, no estado de Goiás, Brasil. O estudo possui caráter exploratório, com revisão bibliográfica na perspectiva do planejamento e do marketing estratégico, com investigações in loco e teste dos instrumentos formulados. As etapas de investigação compreendem a avaliação dos recursos atuais e potenciais e o levantamento dos níveis de serviço e de competitividade. Como resultado, tem-se o delineamento de uma metodologia estratégica para a dinamização da atividade turística, quando pressupõe-se passar da venda isolada à comercialização de um produto integrado. Os procedimentos metodológicos permitirem a priorização e a sistematização das oportunidades identificadas, passível de aplicação em processos de planejamento participativo. As análises indicam a intervenção no composto do produto, implicam em melhoria dos canais de venda, de promoção e de comunicação, enquanto a abordagem da estrada, na perspectiva do produto turístico, destaca-se como tema amplo e interdisciplinar, sobre o qual há muito a ser investigado, em particular pela sua influência no desenvolvimento dos destinos.PALAVRAS-CHAVETurismo. Marketing Estratégico. Estrada Turística. Estrada GO-116. Formosa, Goiás, Brasil.ABSTRACTIn this article it was proposed to identify opportunities to optimize the touristic activity on GO-116 road, located in the municipality of Formosa, in the state of Goiás, Brazil. The study has a exploratory character, with bibliographic review on the perspective of planning and strategic marketing, with investigations  in loco and testing of formulated instruments. The research steps comprise the evaluations of the  current resources, the potentials and raising the levels of service and competitiveness. As a result, the design of a strategic methodology for the dynamization of tourism activity is proposed, when it is assumed that it is going from the isolated sale to the commercialization of an integrated product. Methodological procedures allow the priorization and the systematization of the identified opportunities and it is applicable in participatory planning processes. The analysis indicate the intervention in the compound of the product, improvement of sales, promotion and communication, while the approach on the road, from the perspective of the touristic product, stands out as a broad and interdisciplinary theme, on wich there is much to be investigated, in development of destinations.KEYWORDSTourism. Strategic Marketing. Tourist Road. Road GO-116. Formosa, Goiás, Brazil.AUTORAElisangela Aparecida Machado da Silva - Doutora. Pesquisadora em Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Transportes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3798485138463870 E-mail: elisangela-machado@hotmail.comREFERÊNCIAS                                                                                                                                                                 Antonson, H. & Jacobsen, J. (2014). Tourism development strategy or just brown signage? Comparing road administration policies and designation procedures for official tourism routes in two Scandinavian countries. Land Use Policy, 36, 342-350. LinkAzimi, M., Hoseini, M., Ildormi, A. & Abroofarakh, M. (2013). The role of road transport in tourism industry development (Gilan Province). Singaporean Journal of Business, Economics and Management Studies, 1(11), 111-124. LinkBanco do Nordeste (1999). Manual de impactos ambientais: orientações básicas sobre aspectos ambientais de atividades produtivas. Dias, M. (Coord.). Fortaleza: Banco do Nordeste.Barbosa, A.  (2009). 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