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O Conceito de Congruência e o Endosso de Celebridades Esportivas
 
     O Conceito de Congruência e o Endosso de Celebridades Esportivas
     
     


Autor(es):
Nascimento, Thiago Mendes do
Freire, Otávio Bandeira De Lamônica
Mazzei, Leandro Carlos
Senise, Diego dos Santos Vega


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 2, n. 2 (2013): Julho - Dezembro; 173-195

Palavras-chave:
Esporte; Congruência; Celebridade Esportiva; Endosso de Celebridades; Marketing


Resumo: O segmento dos esportes, bem como o endosso de celebridades e o marketing esportivo vem apresentando crescimento significativo no cenário nacional e global, o que acarreta estudos e planejamentos cada vez mais precisos com o objetivo de atingir o público alvo de maneira mais assertiva. Este trabalho propõe investigar os antecedentes da congruência do endosso de celebridades, bem como o nível de congruência entre celebridades esportivas com alto reconhecimento e diferentes categorias de produtos. Como metodologia, foi desenvolvido um estudo de natureza quantitativa e os dados foram analisados basicamente por meio de duas técnicas estatísticas: regressão linear e análise de variância. Os resultados apontam que duas das três antecedentes testadas são, de fato, significantes para o entencimento da congruência, assim como evidenciam diferenças significativas na percepção do público em relação à participação de atletas no endosso das três categorias de produtos testadas, de acordo com o nível de congruência percebido, indicando, desta forma, a necessidade de estudos prévios por parte das empresas que desejam ter suas marcas e produtos promovidos por celebridades esportivas.DOI: 10.5585/podium.v2i2.61