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Mascotes do Futebol Carioca na Estratégia Mercadológica do Jornal dos Sports
 
     Mascotes do Futebol Carioca na Estratégia Mercadológica do Jornal dos Sports
     
     


Autor(es):
Pessoa, Flavio Mota de Lacerda


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 1, n. 1 (2012): Janeiro - Junho; 126-150

Palavras-chave:
Mascotes; Charges Esportivas; Jornal dos Sports, Mário Filho e Lorenzo Molas.


Resumo: Admitindo o futebol como elemento importante da economia capitalista na sociedade contemporânea, o presente artigo investiga a exploração de elementos ligados à sua espetacularização, durante a década de 1940. Práticas da imprensa esportiva revelam possibilidades de potencialização de ações que visam estimular o consumo e a identificação dos torcedores com seus clubes. As charges do cartunista argentino Lorenzo Molas para o Jornal dos Sports, sob a direção de Mário Filho, são analisadas aqui para se compreender as dinâmicas econômicas ao redor do fenômeno esportivo, se levarmos em conta que em pouco tempo passaram a marcar presença também nas mensagens publicitárias do matutino. Essas evidências motivou a tentar perceber em que medida o conceito de “Disneyzação” elaborado por Alan Bryman pode ser verificado no caso brasileiro aqui investigado. Procuramos observar vestígios do processo de “Disneyzação”, através da tematização, do merchandising e demais pilares da estratégia mercadológica dos parques temáticos observados por Bryman.DOI: 10.5585/podium.v1i1.16