Publicações de Turismo
Nova busca:        


Responsabilidade Social Corporativa no Futebol do Brasil: Estudos de Caso com as Equipes do Campeonato Brasileiro Série A.
 
     Responsabilidade Social Corporativa no Futebol do Brasil: Estudos de Caso com as Equipes do Campeonato Brasileiro Série A.
     
     


Autor(es):
Lara, Felipe Ferreira de


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 3, n. 2 (2014): Julho - Dezembro; 01-11

Palavras-chave:
Responsabilidade social corporativa; Futebol; Gestão do esporte.


Resumo: O reconhecimento do esporte como um meio de socialização e inclusão social pode ser observado pelo grande número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares. Parte-se do pressuposto de que, como as crianças e jovens gostam do esporte, irão através desta pratica participar e se manter nos projetos existentes que terão como objetivo desenvolver valores positivos nesses indivíduos. O futebol é a principal atividade esportiva conhecida e praticada no Brasil, assim clubes desta modalidade são um importante veículo de identificação para os jovens. Se o clube de futebol está envolvido na comunidade, acaba por fazer parte e desenvolver uma força direcionadora no ambiente o qual está inserido. Desse modo, a pesquisa parte de um estudo exploratório sobre as ações de responsabilidade social nos clubes da série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. O envolvimento social desses clubes se caracteriza pelo foco na inserção da comunidade adjacente à sede do clube, ao trabalho voluntário e à educação, todos com o foco no jovem. No entanto, essas ações identificadas ainda se restringem a uma caracterização de brevidade e fragmentação.