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Estratégias de marketing esportivo de clubes de futebol do Agreste Pernambucano
 
     Estratégias de marketing esportivo de clubes de futebol do Agreste Pernambucano
     Sports marketing strategies of soccer clubs from Agreste of Pernambuco
     Estrategias de marketing deportivo para clubes de fútbol en Agreste Pernambucano


Autor(es):
do Nascimento Bezerra, Anna Rebeca
Rodrigues dos Anjos Neto, Mario
de Oliveira Campos, Patrícia
Freitas da Costa, Marconi


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 10, n. 3 (2021): set./dez.; 1-20

Palavras-chave:
Marketing esportivo; Clubes esportivos; Futebol; Clubes de futebol de Pernambuco.; Estratégias de Marketing Esportivo; Clubes Esportivos; Empresa Patrocinadora.


Resumo: Objetivo do estudo: Pretendeu-se por meio deste estudo demonstrar como é realizado o marketing esportivo pelos tempos do Agreste de Pernambuco. Metodologia / abordagem: Para esta pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual o corpus foi interpretado por meio da análise de conteúdo. Originalidade / Relevância: As pesquisas acerca do tema em pauta têm sido desenvolvidas em sua maioria no Sul e Sudeste do Brasil, sendo de natureza quantitativa. Além disso, as associações praticadas locais do marketing esportivo ainda são incipientes na literatura. Por isso, busc-se contribuir ao campo científico do marketing esportivo ao analisar os clubes de um contexto local, mas com trajetória consolidada. Principais resultados:Foi possível notar que o setor de marketing esportivo dos clubes do Agreste Pernambucano ainda se encontra incipiente, especialmente porque eles adotam as limitações de marketing, apesar de possuírem uma longa trajetória. Contribuições teóricas / metodológicas:Destaca-se como uma das principais contribuições teóricas a exposição da realidade de clubes de futebol que estão à margem dos principais centros futebolísticos do Brasil. Embora esse cenário seja pouco discutido na academia, ele é relevante para o futebol brasileiro. Evidencia-se, nesse sentido, que, apesar de a literatura apontar a figura do fã como central para o marketing esportivo, na realidade estudada o foco reside nos patrocinadores. Diante disso, a relação clube-torcedor parece não ser o foco das estratégias adotadas pelos clubes, mas sim a relação clube-patrocinador. Contribuições sociais / para a gestão: Destaca-se como forma de maximizar as receitas dos clubes a utilização de metodologias de gestão de relacionamento com o cliente a fim de prover estratégias que visem o alcance dos fãs para os reter e atrair novos.