Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Preparação do Profissional de Educação Física para a Inclusão de Alunos com Deficiência
 
     A Preparação do Profissional de Educação Física para a Inclusão de Alunos com Deficiência
     
     


Autor(es):
Barreto, Michelle Aline
Luciano, Tatiane Santos
de Paula, Laura Neves
Borges, Paula Aparecida


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 2, n. 1 (2013): Janeiro - Junho; 152-167

Palavras-chave:
Inclusão; Deficiência; Professor; Educação Física.


Resumo: A partir da realidade da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino buscamos com este estudo avaliar a preparação dos professores de educação física, de escolas públicas e particulares, de duas cidades do sul de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, que avaliou a preparação do professor por meio de uma entrevista semiestruturada que analisava: como o professor avaliava seus conhecimentos para lidar com alunos deficientes, formação acadêmica e dificuldades encontradas no processo da inclusão. Verificamos que os professores recebem esses alunos em suas aulas, porém não se sentem preparados e por isso muitas vezes não realizam a “verdadeira inclusão”, deixando apenas que o aluno esteja presente em sua aula.DOI: 10.5585/podium.v2i1.41