Resumo: Objetivo: O objetivo do artigo é analisar o engajamento do consumidor online do perfil turístico Descubra Pernambuco no Instagram.Metodologia: O método utilizado foi uma pesquisa mista de caráter exploratório-descritivo, a partir de um estudo de caso com a utilização da observação online, o aplicativo Follower Analyzer e o índice de engajamento como fontes de coleta de dados.Relevância: Estudos sobre engajamento online em redes sociais de autarquias públicas ainda estão em seu início, tanto no aspecto teórico, quanto no prático.Resultados: Os resultados obtidos mostraram que considerando que o engajamento online não depende apenas do quantitativo numérico de seguidores, curtidas e comentários, mas também o horário das postagens, tipo de conteúdo, arte visual, legenda e moderação. Percebeu-se que o grau de engajamento é baixo, fazendo-se necessário uma melhor gestão do perfil de forma a torná-lo uma ferramenta mais eficaz na atração de turistas para Pernambuco.Contribuições teóricas/metodológicas: Apresenta-se um tema pouco estudado na academia e no setor de turismo, contribuindo para um novo olhar da área para o tema, atestando a importância da relação do turismo com o ambiente virtual para atração de turistas.