Publicações de Turismo
Nova busca:        


@Descubrapernambuco: um estudo sobre o engajamento online do consumidor no Instagram oficial do estado
 
     @Descubrapernambuco: um estudo sobre o engajamento online do consumidor no Instagram oficial do estado
     @Descubrapernambuco: study on cosumer engagement on the official state Instagram profile
     @Descubrapernambuco: un estudio sobre el compromiso de los consumidores en línea en el instagram oficial del estado


Autor(es):
dos Santos, Kathyane Clemente Cabral
Durão, Andre Falcao


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 10, n. 1 (2021): jan./abr.; 187-210

Palavras-chave:
Engajamento Online; Instagram; Descubra Pernambuco.; Engajamento Online; Instagram; Descubra Pernambuco


Resumo: Objetivo: O objetivo do artigo é analisar o engajamento do consumidor online do perfil turístico Descubra Pernambuco no Instagram.Metodologia: O método utilizado foi uma pesquisa mista de caráter exploratório-descritivo, a partir de um estudo de caso com a utilização da observação online, o aplicativo Follower Analyzer e o índice de engajamento como fontes de coleta de dados.Relevância: Estudos sobre engajamento online em redes sociais de autarquias públicas ainda estão em seu início, tanto no aspecto teórico, quanto no prático.Resultados: Os resultados obtidos mostraram que considerando que o engajamento online não depende apenas do quantitativo numérico de seguidores, curtidas e comentários, mas também o horário das postagens, tipo de conteúdo, arte visual, legenda e moderação. Percebeu-se que o grau de engajamento é baixo, fazendo-se necessário uma melhor gestão do perfil de forma a torná-lo uma ferramenta mais eficaz na atração de turistas para Pernambuco.Contribuições teóricas/metodológicas: Apresenta-se um tema pouco estudado na academia e no setor de turismo, contribuindo para um novo olhar da área para o tema, atestando a importância da relação do turismo com o ambiente virtual para atração de turistas.