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Proposta de Atributos de Serviços e de Indicadores de Desempenho para Academias Fitness
 
     Proposta de Atributos de Serviços e de Indicadores de Desempenho para Academias Fitness
     A Proposal of Service Attributes and Performance Indicators for Fitness Centers
     


Autor(es):
Motta, Elis Maria
Moraes, Mário César Barreto


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 6, n. 1 (2017): Janeiro - Abril; 124-145

Palavras-chave:
Administração de Academias de Musculação e Ginástica; Atributos Organizacionais; Indicadores de Desempenho; Gestão do EsporteAdministração de Academias de Musculação e Ginástica; Atributos de Serviços; Indicadores de Desempenho; Gestão do Esporte.; Gestão de academias fitness


Resumo: Nos últimos anos, o mercado de academias de musculação e ginástica, também conhecido como fitness, tem evidenciado um grande crescimento no Brasil. Em virtude do aumento da concorrência, as academias tradicionalmente gerenciadas principalmente por profissionais de Educação Física estão sendo pressionadas por franquias lideradas por executivos capacitados e com recursos para atuar no mercado. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo propor uma matriz de atributos de serviços e de desempenho considerada relevante sob a ótica dos gestores de academias, profissionais e clientes para a melhoria do desempenho e da competitividade dessas empresas. Construída uma base teórica sobre o tema, foi envidada pesquisa junto a gestores, clientes e colaboradores de três academias de Florianópolis, SC, os quais avaliaram os atributos de serviços mais relevantes para essas empresas. A avaliação dos indicadores de desempenho foi realizada apenas pelos gestores. Os dados foram coletados no segundo trimestre de 2016. Através dos resultados, pôde-se concluir que é necessário contextualizar os atributos e os indicadores para cada academia. No caso dos atributos, a avaliação dos clientes é essencial, portanto pesquisas periódicas são necessárias. Quanto aos indicadores de desempenho, verificou-se que os gestores conhecem uma parte deles, mas pouco os utilizam, sendo necessária uma mudança de comportamento na administração dessas empresas para garantir a sobrevivência do negócio.