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Formação de Jogadores de Futebol: Processo Histórico e Bases para a Evolução no Brasil
 
     Formação de Jogadores de Futebol: Processo Histórico e Bases para a Evolução no Brasil
     Soccer Players Formation: Historical and Process Bases for Development in Brazil
     


Autor(es):
Moraes, Ivan Furegato
Bastos, Flávia da Cunha
Carvalho, Maria José


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 5, n. 2 (2016): Maio - Agosto; 148-163

Palavras-chave:
futebol; formação de jogadores no Brasil; categorias de base; Certificado de Clube Formador.; História, Sociologia e Antropologia do esporte, do lazer e do turismo; Direito Desportivo e Políticas públicas no esporte; Gestão de Pessoas, Gênero e Diversidade no Esporte, no lazer e no turismo


Resumo: O presente artigo objetiva demonstrar como a literatura brasileira descreve a evolução histórica do processo de formação de jogadores de futebol – principalmente com relação aos seus períodos, locais de aprendizagem, agentes educadores e metodologias utilizadas – e apresentar uma síntese histórica de tal processo, suprindo uma lacuna existente nos estudos dessa temática. Para tal foi realizada uma revisão sistemática com base na busca de dissertações, teses e artigos no Portal de Periódicos do Capes. Devido aos poucos estudos localizados foram utilizados trabalhos referenciados nos mesmos e livros sobre o tema. A análise das informações encontradas levou à organização do material em cinco períodos cronológicos que retratam a evolução do processo de formação no Brasil, sendo observado que o mesmo partiu de um modelo elitista – realizado principalmente nos clubes socioesportivos – para um popular – informal e livre, realizado nas ruas e campos de várzea – até se tornar totalmente formalizado – restrito, controlado e baseado em métodos científicos –, sendo realizado nas categorias de base dos clubes tradicionais e dos clubes-empresa com objetivo de formar jogadores para “venda”. Esses achados permitiram realizar uma síntese contendo todos os períodos, locais onde a formação ocorre, principais agentes educadores e metodologias de ensino empregadas em cada um deles, a qual pode servir de referencial para futuros estudos e novas pesquisas sobre o tema.