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A Estratégia de Segmentação de Mercado como Vantagem Competitiva: Um Estudo Exploratório no Setor de Turismo “Single” A Partir da Cidade de São Paulo
 
     A Estratégia de Segmentação de Mercado como Vantagem Competitiva: Um Estudo Exploratório no Setor de Turismo “Single” A Partir da Cidade de São Paulo
     Market Segmentation Strategy as a Competitive Advantage: An Exploration Study on “Single” Tourism Sector in São Paulo City
     


Autor(es):
Bazanini, Roberto
Ferreira, Ademir Antonio
Ramos Féris, José Ricardo
Ravagnani, Fernando Araújo


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 5, n. 1 (2016): Janeiro - Abril; 48-60

Palavras-chave:
Palavras-chave: turismo single, segmentação de mercado, vantagem competitiva.; estratégia; marketing; turismo


Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com quatro empresas do setor de turismo (agências e operadoras) da cidade de São Paulo, que realizam programas de viagens especiais para o segmento de pessoas que viajam sozinhas. Por meio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, o objetivo da pesquisa está em investigar se as empresas que incluíram no seu portfólio de negócios um programa específico para o turismo “single” alcançaram a lealdade e fidelidade desse grupo de clientes e obtiveram vantagem competitiva sobre os concorrentes que não adotaram esse tipo de segmentação.  Buscou-se explorar nas entrevistas e levantamento de dados junto às empresas, o perfil do turista “single”, a sua motivação e expectativas, assim como a estratégia adotada e as atividades desenvolvidas pela empresa para atendê-los. Os resultados da pesquisa apontam que as empresas que optaram por segmentar seu mercado para o turismo “single” geralmente o fizeram por perceber a existência de um nicho latente a ser explorado, mas somente a empresa que adota a concentração de mercado nesse segmento obtém vantagem competitiva.