Publicações de Turismo
Nova busca:        


Gestão em Alimentos e Bebidas: Indicadores para um Novo Campo de Estudos no Brasil
 
     Gestão em Alimentos e Bebidas: Indicadores para um Novo Campo de Estudos no Brasil
     Food and Beverage Management: Indicators for a New Field of Studies in Brazil
     


Autor(es):
de Mattos, Carlos Eduardo
Pontes, Mara Lucia de Moura
Marietto, Marcio Luiz


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 5, n. 2 (2016): Maio - Agosto; 99-119

Palavras-chave:
Gestão em Alimentos e Bebidas; Pesquisa Bibliográfica; Indicadores.; Gestão; Alimentos e Bebidas; Lazer; Turismo


Resumo: A partir de dezembro de 2015 a CAPES reconheceu formalmente a proposta de abertura de um novo curso em Mestrado Profissional em Administração com foco na Gestão em Alimentos e Bebidas. Ainda que no exterior este campo de pesquisa (Food and Beverage Management) já esteja consolidado, no Brasil ele é formalmente inédito. Este estudo tem o propósito de identificar, por meio de pesquisa bibliográfica nas bases de dados EBSCO e Food and Beverage Management Commons, as áreas de estudo de alimentos e bebidas no campo da administração de empresas. A pesquisa também possui o objetivo de quantificar, de forma longitudinal, o número de estudos por área. Os resultados identificaram 18 áreas da administração de empresas em que existem pesquisas sobre alimentos e bebidas. Os resultados, também, quantificaram o número de publicações e demonstraram, ao longo do tempo, a partir da década de 1960, o progresso e os turns (períodos de grandes evoluções na produção) dos estudos em alimentos e bebidas em cada década. Este artigo contribuiu, de forma seminal, para mapear a área e fornecer indicadores de sua produção científica. O estudo contribuiu, também, para direcionar investigações futuras.