Publicações de Turismo
Nova busca:        


Cultura Organizacional e Gestão de Equipes de Alto Rendimento: Os Casos FC Barcelona, Sporting Club de Portugal e AFC Ajax
 
     Cultura Organizacional e Gestão de Equipes de Alto Rendimento: Os Casos FC Barcelona, Sporting Club de Portugal e AFC Ajax
     
     


Autor(es):
Rocco Júnior, Ary José


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 3, n. 2 (2014): Julho - Dezembro; 12-25

Palavras-chave:
Cultura Organizacional; Equipes Esportivas; Gestão do Esporte; Identidade Clubística; Gestão de Marca.; Cultura Organizacional; Comunicação; Gestão do Esporte


Resumo: Em todo o mundo, a chamada Indústria do Esporte vêm experimentando vertiginoso crescimento financeiro. Com isso, o papel das agremiações esportivas adquiriu especial importância dentro da sociedade contemporânea global. A relevância do planejamento estratégico dessas organizações fez crescer a necessidade dos clubes esportivos investirem em estratégias que permitam o seu correto posicionamento no mercado e as suas conquistas no campo esportivo. A implantação e o desenvolvimento de uma cultura organizacional que permita o desenvolvimento de uma identidade do clube que agregue todos os seus stakeholders – atletas, torcedores, patrocinadores, marcas, investidores e outros -, é uma dessas estratégias. A criação estratégica e planejada de valores e princípios organizacionais que equilibrem resultados econômicos, mercadológicos e financeiros, com a performance esportiva, colabora para o desenvolvimento e implantação de uma cultura, que gera receita e traz conquistas no campo esportivo. O objetivo deste artigo é analisar três casos de sucesso – FC Barcelona, da Espanha; Sporting Club de Portugal; e, AFC Ajax, da Holanda -, de organizações esportivas que implantaram estratégias dessa natureza na Europa. Pretendemos, com isso, estimular agremiações esportivas do Brasil a adotarem estratégias semelhantes.