Publicações de Turismo
Nova busca:        


Experiência extraordinária da audiência brasileira da NFL: uma netnografia nas interações do Twitter
 
     Experiência extraordinária da audiência brasileira da NFL: uma netnografia nas interações do Twitter
     Extraordinary experience of the brazilian NFL audience: a netnography on Twitter interactions
     Experiencia extraordinaria del público brasileño de la NFL: una interacción de netnografía en Twitter


Autor(es):
de Souza-Leão, André Luiz Maranhão
Moura, Bruno Melo


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 9, n. 2 (2020): maio/ago.; 214-240

Palavras-chave:
NFL; Experiência extraordinária; Fãs; Prosunção; Netnografia.;


Resumo: Objetivo: Os telespectadores brasileiros da National Football League (NFL) são incentivados a repercutir sobre os jogos nas redes sociais, uma vez que as interações entre os consumidores mudam sua percepção sobre suas experiências. Assim, o objetivo da presente pesquisa é analisar como os telespectadores da NFL no Brasil expressam a experiência extraordinária de consumo a partir de interações virtuais definidas durante a transmissão de seus jogos.Metodologia: Adotamos o método netnográfico, elaborado para investigar as práticas de consumo cultural que ocorrem em ambientes online. Nosso estudo cobre três temporadas da NFL, de 2016 a 2019. O corpus de pesquisa é composto por todos os tweets relacionados às hashtags propostas pelos canais da ESPN Brasil para reverberar suas transmissões da liga.Originalidade/Relevância: A pesquisa apresenta como uma liga esportiva com repercussão midiática mundial propicia ao público uma experiência extraordinária não apenas pelo seu conteúdo, mas também pela interação on-line dos fãs através das mídias sociais.Principais resultados: Os resultados evidenciam duas categorias de experiência extraordinária: uma apresenta caráter midiático e diz respeito à maneira como a NFL fornece uma experiência incomum de consumo para os telespectadores no Brasil, enquanto a outra destaca uma modalidade esportiva que se baseia em características um tanto incomuns para consumidores de esporte no país.Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa indica como o consumo de uma modalidade esportiva por um público virtualmente mediado emula as emoções e o senso de coletividade expressos durante as experiências presenciais, ainda que requerendo a noção de espetáculo.