Publicações de Turismo
Nova busca:        


Escalas Concorrentes para Mensuração do Envolvimento: Um Estudo com Corredores de Rua
 
     Escalas Concorrentes para Mensuração do Envolvimento: Um Estudo com Corredores de Rua
     
     


Autor(es):
Santos, Luiz Silva dos
Freire, Otávio Bandeira de Lamônica
Oliveira e Silva, Filipe Quevedo Pires de
Lourenço, Marcelo


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 6, n. 4 (2017): Setembro - Dezembro; 466-487

Palavras-chave:
Envolvimento; Escalas concorrentes; Psicologia do consumidor; Esportes.; Validação de escala; Marketing Esportivo


Resumo: Este estudo teve como objetivo comparar duas escalas para mensuração do Envolvimento: New Involvement Profile (NIP) e Personal Involvement Inventory (PII), avaliando suas propriedades psicométricas quando aplicadas ao contexto do esporte. Por meio da comparação do poder de explicação destas escalas com a intenção de recomendar e intenção de recompra, adotou-se como público-alvo da pesquisa consumidores-praticantes de corrida de rua na cidade de São Paulo. A metodologia aplicada concernente a um estudo transversal, junto a uma amostra com trezentos e vinte respondentes, permitiu a apropriação de dados suficientes para concluir que a escala New Involvement Profile apresentou melhores escores em função das duas variáveis preditoras, o que a credencia para demonstrar o potencial do uso de envolvimento para prever comportamentos, segmentar indivíduos e compreender grupos especiais de indivíduos, tais como praticantes de atividades esportivas de forma individual ou mesmo em grupo. O resultado final obtido gerou um modelo validado de acordo com os indicadores exigidos pela literatura.