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Disseminação da pesquisa científica no esporte de alto rendimento no Brasil – análise do período Pré-olímpico Rio 2016
 
     Disseminação da pesquisa científica no esporte de alto rendimento no Brasil – análise do período Pré-olímpico Rio 2016
     Dissemination of scientific research in high-performance sport in Brazil - analysis of the Rio 2016 Pre-olympic period
     Difusión de la investigación científica en deportes de alto rendimiento en Brasil - análisis del período Preolímpico Río 2016


Autor(es):
Amaral, Cacilda Mendes dos Santos
Bastos, Flávia da Cunha
Böhme, Maria Tereza Silveira


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 1-23

Palavras-chave:
Ciência; Disseminação de Informação; Esportes; Políticas Públicas; Ciência do Esporte


Resumo: Objetivos: O objetivo do estudo foi identificar ações visando a disseminação de conteúdo científico voltados ao EAR para atletas e treinadores durante o período pré-olímpico do Jogos Rio 2016, nos níveis federal, estadual e municipal.Metodologia/Abordagem: Estudo de abordagem qualitativa e análise documental, com base nos fatores críticos apresentados no modelo SPLISS relativos ao Pilar 9.Originalidade/Relevância: O estudo aponta possíveis lacunas e promove o compartilhamento de boas práticas entre as esferas de governo, possibilitando melhor aplicação do conhecimento científicos produzido pela ciência do esporte na prática.Principais Resultados: Os resultados mostram que no nível federal, tanto Ministério do Esporte quanto Comitê Olímpico do Brasil possuem Programas de disseminação da ciência, destaque para o Laboratório Olímpico mantido pelo Comitê Olímpico do Brasil. No nível estadual e municipal, poucos mantêm iniciativas. Foi possível observar uma sobreposição de ações desenvolvidas pelas organizações, além de uma desarticulação, evidenciando a falta de diretrizes nacionais para a disseminação da ciência do esporte.Contribuições teórico-metodológicas: As implicações práticas deste estudo estão relacionadas à melhora dos processos de disseminação da ciência à treinadores e atletas e o fomento da discussão a respeito da responsabilidade dos entes envolvidos com o EAR.