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Os fãs da seleção brasileira de Rugby e as suas conexões com a seleção e com a modalidade
 
     Os fãs da seleção brasileira de Rugby e as suas conexões com a seleção e com a modalidade
     Fans of the brazilian Rugby national team and their connections with the national team and the modality
     Fans del equipo nacional de Rugby de Brasil y sus conexiones con el equipo y la modalidad


Autor(es):
Moraes, Ivan Furegato
Vanucci, Luis Henrique Torquato
Rocco Junior, Ary José


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 9, n. 2 (2020): maio/ago.; 171-176

Palavras-chave:
Comportamento do consumidor; Rugby; Consumidor esportivo; Confederação Brasileira de Rugby; Marketing Esportivo; Comportamento do consumidor; Rugby


Resumo: Objetivo: Identificar e classificar como os fãs da seleção brasileira de rugby se conectam com a seleção e com a modalidade.Metodologia: A pesquisa se caracteriza como aplicada, descritiva, quantitativa e realizada através do método Survey. O questionário foi aplicado antes do jogo da seleção brasileira de rugby com a amostra definida por conveniência e de forma não probabilística. Os dados obtidos foram analisados com base na Estatística Descritiva e na Análise Fatorial Exploratória.Originalidade/relevância: A pesquisa evidencia, de forma inédita, o comportamento do consumidor/torcedor da seleção brasileira de rugby, identificando os fatores que o conectam com a equipe e com a modalidade, gerando sugestões para o desenvolvimento do rugby no país.Principais resultados: Entre os 117 respondentes 54% eram homens com uma idade média de 31,90 anos. 62% eram solteiros, 31% pós-graduados e 64% não residiam na cidade de São Paulo. Os oito fatores gerados explicaram 67,32% da variância identificada, sendo, em parte, diferentes dos conectores indicados na teoria utilizada. O torcedor respondente possuía um significativo engajamento com a modalidade e com a seleção, sendo influenciado pela figura do ídolo e pela família, mas com um limitado consumo de produtos e presença nos jogos.Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo inicia as pesquisas sobre o comportamento do consumidor de rugby no Brasil e inova ao aplicar a teoria base utilizada ao contento brasileiro e no rugby, revelando pontos a serem adaptados e abordados em estudos futuros.