Publicações de Turismo
Nova busca:        


Mulheres Fazem Isso? – Análise das Estratégias de Gestão do Rúgbi Feminino no Brasil
 
     Mulheres Fazem Isso? – Análise das Estratégias de Gestão do Rúgbi Feminino no Brasil
     
     


Autor(es):
Marques, José Carlos
Cafeo, Marta Regina Garcia


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 3, n. 2 (2014): Julho - Dezembro; 26-40

Palavras-chave:
rúgbi; esporte; marketing; gestão; mulher; gestão do esporte; publicidade; marketing


Resumo: Este artigo apresenta o marketing esportivo integrado à gestão do rúgbi feminino no Brasil e analisa as estratégias utilizadas para a popularização desta modalidade esportiva. A Confederação Brasileira de Rúgbi, em 2011 elaborou um planejamento estratégico com o objetivo de reestruturar a modalidade e vem utilizando conceitos de marketing esportivo para fomento do rúgbi, visando o seu crescimento, tanto em números de praticantes, como de apoiadores e torcedores. Para realização do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória sobre o rúgbi, modalidade que estará presente nos Jogos Olímpicos de 2016. Analisam-se ainda a história da Seleção feminina de Rúgbi e as ferramentas de marketing e gestão esportiva utilizada pela Confederação. Ao final é realizado um estudo das estratégias da gestão esportiva do rúgbi feminino no Brasil, levando-se em consideração também a questão de gênero, em especial os obstáculos que as mulheres esportistas enfrentam em um esporte que está aliado à virilidade e à força masculina.