Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Aplicativo Tripadvisor e as Reclamações Online Realizadas Pelos Turistas: Uma Visão dos Empreendimentos Gastronômicos em Fortaleza-CE
 
     O Aplicativo Tripadvisor e as Reclamações Online Realizadas Pelos Turistas: Uma Visão dos Empreendimentos Gastronômicos em Fortaleza-CE
     The Tripadvisor App And The Online Complaints Made By Tourists: A Vision of Gastronomic Ventures in Fortaleza-CE
     


Autor(es):
Silva, Ermelinda Lopes da
Paulo, Eveline Alexandre
Coelho-Costa, Ewerton Reubens
Perinotto, André Riani Costa


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 7, n. 3 (2018): Setembro - Dezembro; 370-389

Palavras-chave:
Reclamações online; TripAdvisor; turistas; restaurantes; perfil; Turismo; Marketing; Gastronomia


Resumo: O uso de aplicativos móveis no turismo tem crescido significativamente nos últimos anos, sendo consequência do avanço tecnológico. Os turistas estão bastante exigentes e utilizam cada vez mais a internet como forma de externar as suas frustrações por serviços que não correspondem às suas expectativas, por meio de aplicativos como o TripAdvisor. O objetivo desse estudo é analisar as reclamações postadas por turistas na plataforma TripAdvisor com relação aos serviços prestados pelos principais restaurantes de Fortaleza-CE. Examinou-se qual o perfil das principais reclamações publicadas. Utilizou-se a técnica de observação não participativa, oriunda do método etnográfico, para analisar as reclamações postadas online por turistas a partir do aplicativo TripAdvisor, sobre os dez melhores restaurantes de Fortaleza, durante o ano de 2016. Esse trabalho pretende sugerir ações que possibilitem a diminuição das reclamações no setor gastronômico de Fortaleza, bem como contribuir com os estudos na área do turismo.