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Marketing Esportivo: Um Estudo das Ações Praticadas por Grandes Clubes de Futebol do Brasil
 
     Marketing Esportivo: Um Estudo das Ações Praticadas por Grandes Clubes de Futebol do Brasil
     
     


Autor(es):
Gaspar, Marcos Antonio
Morais, Diogo Martins Gonçalves
Vallada Júnior, Ademar Caetano
Debia, Cauê Aurélio


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 3, n. 1 (2014): Janeiro - Junho; 12-28

Palavras-chave:
Marketing, Marketing esportivo, Futebol, Clubes de futebol; Administração, Marketing, Marketing esportivo


Resumo: O marketing nunca esteve tão presente no futebol como atualmente. Fundamental para o bom momento do futebol brasileiro, a exploração do marketing esportivo pode caracterizar-se como importante fonte de receitas aos clubes, além de também ser responsável pela valorização de sua marca. Assim sendo, este estudo teve como objetivo verificar quais são as ações de marketing esportivo mais executadas por grandes clubes do futebol brasileiro. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa descritiva-qualitativa, por meio da qual foram analisadas as ações de marketing esportivo desenvolvidas no período de 2008 a 2013 pelos cinco clubes nacionais com maior receita dentre os que disputaram a série A do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2012. Assim, Corinthians, São Paulo, Internacional, Grêmio e Flamengo foram selecionados, uma vez que juntos somaram aproximadamente 47% da receita total dos clubes brasileiros naquele ano. Como resultados, observou-se que as ações de marketing esportivo mais praticadas pelos clubes analisados foram: programa sócio torcedor, venda de jogadores, escolas de futebol oficiais, lançamento de livros e filmes, venda de cotas televisivas, disponibilização de canais de informações sobre o time, contratação de jogadores consagrados, patrocínio máster, lojas oficiais do clube (física e virtual) e, por fim, estabelecimento de agência de turismo exclusiva. É possível ainda afirmar que estas ações mais reproduzidas pelos clubes analisados evidenciaram-se como as principais geradoras de receita e crescimento econômico destes no período pesquisado. Não obstante, as demais ações encontradas na pesquisa também demonstraram-se importantes, pois complementaram o esforço dos clubes na fidelização de seus torcedores.