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De Torcedor a Investidor: Um Estudo dos Antecedentes para a Determinação de Tornar-se um Investidor Financeiro em Times de Futebol
 
     De Torcedor a Investidor: Um Estudo dos Antecedentes para a Determinação de Tornar-se um Investidor Financeiro em Times de Futebol
     Of The Investor: A Study of Two Contexts for a Determination to Become a Financial Investor in Football Times
     


Autor(es):
Pontes, Sônia Regina D'Amélio
Silva, Sérgio Roberto da
Santos, Fernando de Almeida


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 7, n. 2 (2018): Maio - Agosto; 260-277

Palavras-chave:
Governança corporativa; Clubes de futebol; Investimento e Mercado de capitais; futebol; investimento; times; ações; torcedor; investidor


Resumo: Os esportes no Brasil e no mundo são fontes de emprego e renda. Apesar de ser o esporte mais popular no país e possuir torcedores diversos, os clubes de futebol não participam no mercado de ações brasileiro. Observando este fato, a pesquisa identificou o grau de probabilidade do torcedor do time transformar-se em um investidor. Portanto, foi realizada pesquisa quantitativa do tipo survey, utilizando a escala de Likert, com 283 torcedores de diversos times de futebol no Brasil. Para a análise dos dados foi utilizada estatística não paramétrica. A pesquisa lançou hipóteses acerca do gênero, idade, renda e torcedores dos maiores times brasileiros. Os resultados da pesquisa indicam que os entrevistados se encontram na categoria dos “indecisos/duvidosos”. Os gêneros não possuem índices diferentes, porém, numericamente as mulheres possuem mais confiança no investimento. A idade e a renda, também, não demonstram influenciar na probabilidade de tornar-se investidor. Por fim, mesmo os times com grande número de torcedores, não se diferenciaram dos demais times em relação a opção de investir. A pesquisa visa contribuir para a análise da estratégia de associação entre torcedores a investidores e com possíveis políticas para construção de ambientes de investimentos em clubes de futebol no Brasil.