Publicações de Turismo
Nova busca:        


Mapeamento de Stakeholders em Projetos de Eventos Esportivos: Estudo de Caso
 
     Mapeamento de Stakeholders em Projetos de Eventos Esportivos: Estudo de Caso
     Stakeholders Mapping in Sporting Events Projects: Case Study
     


Autor(es):
Amaral, Cacilda Mendes dos Santos
Bastos, Flávia da Cunha
Carvalho, Marly Monteiro


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 7, n. 1 (2018): Janeiro - Abril; 22-45

Palavras-chave:
Esportes; Projetos; Eventos Esportivos; Estudo de caso; Evento Esportivo; Gestão de Projetos; Esporte


Resumo: Tendo em vista a lacuna na literatura de gestão de stakeholders no cenário esportivo no contexto brasileiro, o objetivo deste estudo foi examinar como os gestores identificam, classificam e priorizam os stakeholders de um evento esportivo. Para tanto foi conduzido um estudo de caso com o evento Volta da USP, uma corrida de rua, em sua 52ª edição. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com três gestores de diferentes níveis do projeto e com cinco stakeholders. A análise de conteúdo foi conduzida para se verificar os atributos poder, legitimidade e urgência conferidos aos stakeholders, classificando-os em 7 tipos de stakeholder. Foi possível verificar que há diferença na identificação dos stakeholders dependendo do nível organizacional a que o gestor pertence. O atributo mais frequente entre os stakeholders foi o de legitimidade. Quanto às tipologias encontradas, pudemos identificar stakeholders com caráter definitivo, dependente, dominante, discricionário e inativo. A priorização dos stakeholders pelos gestores ocorre de forma a dar um nível de importância maior para aqueles que apresentam dois ou mais atributos em detrimento daqueles que apresentam apenas um dos atributos.