Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Dimensão Simbólica dos Objetos e os Modos de Vida Cotidianos da Pousada Fazenda do Amor The Symbolic Dimension of Objects and Everyday Life Modes Farm Inn Love
 
     A Dimensão Simbólica dos Objetos e os Modos de Vida Cotidianos da Pousada Fazenda do Amor The Symbolic Dimension of Objects and Everyday Life Modes Farm Inn Love
     
     


Autor(es):
Beber, Ana Maria Costa
Menasche, Renata


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 8, n. 3 (2016): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
turismo; turismo


Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre as mudanças nos modos de vida cotidianos dos familiares da Pousada Fazenda do Amor, localizada em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, Brasil, a partir da análise dos objetos residenciais, compreendidos como patrimoniais. Entendemos que os objetos seriam capazes de fazer o elo com o futuro pelo poder inerente de transmitir trajetórias de vida. A etnografia foi escolhida como método de pesquisa, complementada pela observação participante junto à família proprietária da Pousada, acompanhada em diário de campo e por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa realizada a campo buscou conhecer a percepção dos sujeitos pesquisados sobre o objeto de estudo apresentado. Como resultados tem-se que na percepção dos sujeitos da pesquisa, os objetos são patrimônio familiar na medida em que se constituem num representante da memória histórica para os mesmos. Nesse sentido, possuem um valor de vida social, descrevem histórias de vida e, ainda, exercem função mercantil, quando transformados em produto de consumo turístico.PALAVRAS-CHAVE Turismo Rural. Patrimônio Familiar. Cotidianos. São José dos Ausentes, Brasil.This article aims to reflect on the changes in lifestyle of a rural family, on Brazil south, by analyzing of residential objects, understood as family heritage. The objects transmit life trajectories and link the family past with the future. The methodology includes ethnographic research, and participant observations accompanied on field diary and interviews. The main focus was on the family and its perception of the subjects of the study presented on the object. The results shows the perception of the relatives that the objects are family heritage and represent the historical memory of the family. In this context they have social values by describing the life stories and nowadays are also transformed into tourist consumption produce. KEYWORDS Rural Tourism. Lifestyles. Objects. Family Heritage. São Jose dos Ausentes,RS, Brazil.Ana Maria Costa Beber – Doutor. Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil.Currículo: http://lattes.cnpq.br/4036094394047683. E-mail: galaxia_ana@hotmail.com Renata Menasche – Doutor. Professora Do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2945823100984166 E-mail: renata.menasche@gmail.com