Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo
Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 5, n. 3 (2014): Julho-Dezembro; 454-468
Palavras-chave:
Administração; Sustentabilidade
Resumo: O objetivo deste estudo é mensurar três importantes variáveis de sustentabilidade: consciência ambiental, hábitos de consumo sustentável e intenção de comprar produtos ecológicos. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva com 182 estudantes de uma IES do Estado de Santa Catarina. Por meio de análise de médias, teste-T, ANOVA e regressão, percebeu-se que os alunos possuem consciência ambiental. Verificou-se ainda, que com o avanço da idade, as pessoas tendem a possuir com mais intensidade hábitos de consumir produtos sustentáveis e maior intenção de comprar produtos ecológicos. Outra característica pessoal que apresentou diferença estatística foi o tipo de curso, neste caso, observa-se que alunos de pedagogia possuem hábitos de consumo sustentável mais intenso. Dentre as questões investigadas, as que demonstraram maior concordância foram: a humanidade está abusando seriamente do meio ambiente; e, os seres humanos devem viver em harmonia com a natureza para que possam sobreviver melhor.