Publicações de Turismo
Nova busca:        


ATUAÇÃO DOS AGENTES DE COMUNICAÇÃO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA NA REDE SOCIAL FACEBOOK: UM ESTUDO DE CASO DA GLOBAL RECORDS
 
     ATUAÇÃO DOS AGENTES DE COMUNICAÇÃO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA NA REDE SOCIAL FACEBOOK: UM ESTUDO DE CASO DA GLOBAL RECORDS
     
     


Autor(es):
Menezes Filho, Holbein Oliveira de
Deluca, Marcelo Augusto Menezes
Castro Junior, Deosir Flávio Lobo
Miura, Márcio Nakayama


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 7, n. 4 (2015): Julho-Dezembro; 688-704

Palavras-chave:
Administração; Marketing; Comunicação


Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências dos agentes de comunicação da indústria fonográfica atuantes no Facebook no estimulo ao consumo do produto fonográfico, identificando os efeitos das estratégias de comunicação nesse ambiente e sua influência na construção de significados e consumo. Baseada em um estudo de caso de abordagem qualitativa, a coleta de dados foram utilizados entrevistas semiestruturadas, conduzidas individualmente face a face com os sujeitos selecionados. O publico alvo, ficou restrito aos moradores das Zonas Sul e Oeste da cidade do Rio de Janeiro, na faixa etária de 20 a 50 anos. A análise dos dados utilizou-se Gollner e Goulart (2013), adotando a análise do conteúdo e reagrupamento das mensagens em categorias temáticas, visando buscar elementos que expressem os conceitos: Institucional; Mercadológica e Relacional. Como conclusão ficou a importância da divulgação do produto fonográfico no Facebook, devido em parte ao enfraquecimento dos efeitos na criação de significados dos produtos por meio da divulgação na imprensa, no rádio e na TV, demonstrando o potencial desse canal, que não vem sendo bem explorado.